Comissão de Transparência debate sistema de processos do legislativo

Após propiciar avanços nos trabalhos da Câmara, vereadores visam sugestões ao Poder Executivo
Comissão de Transparência debate sistema de processos do legislativo

Foto: Aline Pereira / Texto: Marco Aurélio Tarlá

A Comissão Permanente de Transparência da Câmara, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 11 de março, na sala de comissões do legislativo.

Foi realizada exposição acerca do sistema de trâmite eletrônico de projetos - Openlegis, implantado na Câmara em 2017. Compareceram e participaram das discussões o locutor Rodrigo Leone e o jornalista Cristiano Pavini, do Instituto Ribeirão 2030 e Comitê Municipal de Transparência.

O coordenador legislativo da Câmara, Fernando Ramos, contou que a implantação trouxe melhorias ao propiciar transparência e eficiência nos setores da Casa, além de economia. Destacou que por ser software livre, facilita eventuais alterações de informações, já que o Regimento Interno da Câmara está em constante atualização.

Apesar dos benefícios do sistema, o servidor pontuou determinadas limitações na plataforma e sugeriu que a Comissão viabilize o processo de digitalização das leis antigas, para dar mais agilidade nas demandas. Outra sugestão é a aquisição de dispositivos eletrônicos de segurança token para uso dos parlamentares.

O vereador Boni (Rede) corroborou com os apontamentos. "Um dos grandes problemas que ainda temos e precisa ser modificado com urgência é a compilação de leis, assim como a migração de dados dentro do sistema", afirmou.

O vereador Marcos Papa (Rede) - presidente da CPT, enfatizou a importância do encontro para os avanços na prestação de serviços à população. "Nesta reunião estamos cumprindo o dever de olharmos também para fora da Casa de Leis, visando a implantação na Administração e melhoria nos processos do executivo".